domingo, 3 de outubro de 2010

Karkadeh - chá do amor, das amizades, dos comerciantes, da Dança Oriental!



O chá de hibiscus, conhecido no Egito como karkadeh, entrou em minha vida através do contato com famílias egípcias, tornando-se de um delicioso hábito a um saudável hábito.
Mais que um exótico sabor que refresca quando servido gelado no verão ou que auqece quando servido quentinho nos dias mais frescos, esse chá traz inúmeros benefícios que vêm sendo pesquisados pela Medicina.
Na medicina popular o Hibiscus sabdariffa é usado como anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento. Também há indicações de seu uso popular para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes e resfriados, gastrite e afecções da pele.
As flores do Hibiscus sabdariffa são ricas em mucilagem, uma mistura complexa de polissacarídeos que se transforma numa fibra gelatinosa quando a água é adicionada.
O chá obtido a partir do cálice da flor contém polissacarídeos em boas quantidades, além de conter também concentrações elevadas de flavonóides - reconhecidos como protetores contra os radicais livres. Rico em cálcio, magnésio e ferro e nas vitaminas A e C, o hibiscus contém também fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares.
O chá de hibiscus ganhou uma fama adicional recente: a de emagrecedor. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do hibiscus há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.

É importante não confundir o hibiscus utilizado para preparo do karkadeh com a planta ornamental encontrada no Brasil nos nossos jardins que recebe esse mesmo nome. O hibiscus ao qual nos referimos possui formato estrelado e pode facilmente ser encontrado em farmácias homeopáticas ou ainda em alguns supermercados.

A origem dessa planta é Aswan, sul do Egito e é lá o País que mais a consome, sem dúvidas.

Existem várias maneiras de preparar esse chá.  Pode-se ainda acrescentar folhas verdes de hortelã, servir gelado ou quente, não importa.  O que importa saber é que trata-se de um elemento cultural egípcio que pode além de propiciar um sabor exótico e único, pode propiciar bem estar.

Preparar um chá, reunir amigos para saboreá-lo e trocar experiências é sem dúvida uma alquimia possível e com karkadêh mais ainda pois trata-se de um elemento da cultura oriental bastante acessível a todos nós.


Procure preparar o chá através da infusão das folhas. Se for preparar com açúcar, é interessante adicionar o açúcar à água quando estiver levantando fervura, e mexer. Ao iniciar a fervura, retirar a água do fogo e despejar num recipiente com as flores de karkadêh, cobrir e deixar até que a infusão assuma a cor típica que é aproximadamente rubi escuro.

No Egito, não se fecha um negócio sem saborear um karkadeh.

Aqui em Cuiabá, pode-se adquirir as flores para o chá:

1) Farmácia Nossa Senhora de Fátima (custa 4,50 o pacotinho)
2) Comper  (também custa 4,50)




Paz Profunda em Nossos Corações!
  بارك الله فيك
Yasmine Amar
Danças Árabes e Andaluzas

2 comentários:

  1. Querida irmã eu estou deixando um selo de qualidade pra vc porque acreditoque esse blog trnsmite todo o que realmente precisamos saber.Passe no meu blog para saber como funcionam as regras e pegar seu selo.Bjos no coração!!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu Blog e posso afirmar que a dança do ventre foi um grande atenuante para minha depressão. Elevou minha alta estima, fazendo bem para o corpo e pra alma.
    Parabéns!!
    Cláudia Borges de Sá
    http://sentimentoaflordapele.blogspot.com

    ResponderExcluir