segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As Vivências do Feminino através da Dança do Ventre

Muitas pessoas buscam a dança do ventre como lazer, entretenimento ou mesmo como exercício físico. Algumas mulheres a buscam a flexibilidade que a prática dessa dança propicia ao corpo ou mesmo a sensualidade. Na verdade, são apenas razões conscientes.  A busca verdadeira pela prática desta dança está no inconsicente das mulheres: busca pelo feminino.

Muitas fogem da profundidade de seus significados, ficand na superficialidade, perdendo-se nesse ofuscante mundo de brilhos, maquiagens, cabelos e lantejoulas. Ficam na superfície por medo mesmo de mergulhar no conteúdo mais significativo: seu próprio corpo.

Outras, buscam uma linguagem demasiadamente técnica, recheando sua dança de motivos pra ficar no mental e distanciar-se do conteúdo emocional, insconsciente, desconhecido que tanto as atrai e, ao mesmo tempo , assusta.

Esse é o quadro que vejo nas maioria das praticantes de dança do ventre, com crescente número de exceções, bastane felizmente.

Mas, quando desenvolvi o primeiro estudo com mulheres tratando de cancer (e outras doenças degenerativas) em 2004/2005 , simplesmente conheci mulheres sem máscaras, intensas. Para elas, não havia cansaço nem dificuldades. Para elas, não haviam limites.  A entrega era absouta. A vontade de sentir seu corpo e ir muito além deles era plena, quase voraz, Overdadeiro arquetipo da "loba" de que tanto nos referimos neste círculo de mulheres. Aquela que busca o instintivo, o selvagem, original.

Ao deparar-se com uma dança originária de uma época longínqua em que a Dança era considerada como a mais alta forma de expressão da nossa espiritualidade na busca de comunhão com o Divino, uma parte da jornada da Vida, celebrando as estações e os ritmos cíclicos do ano e até os ritmos das nossas vidas pessoais, essas mulheres podem experimentar a sensação de estar entrando numa diferente dimensão da realidade.

E é quando os conteúdos do incosciente afloram.

Para trabalharmos e vivenciarmos uma dança repleta de sentido é necessário mergulhar em seus simbolos epermitir que os movimentos contemplem demaneira harmoniosa partes do corpo associadas aos centros de energia -os chakras.

Essa movimentação, em especial  nesse grupo onde a dança é vista como ferramenta terapêutica, deve ser planejada de forma equilibrada.

Cada centro de energia deve ser movimentado. Quando estimulamos através da Dança, uma região em detrimento das outras, ocorrem desequilíbrios.

A depressão, por exemplo, é um desequilíbrio associado ao fluxo de energia bloqueado no chakra anahata (na região do peito). Movimentos de vibração na região ativam emovimentos ondulatórios - como a figura do infinito executada no busto, o circulo -  possibilitam o fluir dessa energia.  Todo trabalho de braços e mãos faz com esse energia circule. É nesse chakra, Anahata para a cultura yogue, que sentimentos como rancor, mágoa, decepção, fazem minar esse campo de energia. É dos chamados "buracos de energia, que surgem as doenças físicas.  Muitas vezes, a pessoa já trazemseu perispírito esse "furo", de outras existências e precisa reequilibrar antes que o corpo físico padeçapelo desequilíbrio.

No tratamento de cancer de mama, durante a quimioterapia e a radioterapia, a paciente necessita reequilibrar todo o corpo.  Uma paciente que submeteu-se a uma mastectomia,precisa reconstituir todo co corpo de energia do Anahata Chakra, para não adoecer novamente. É aí que entram os movimentos da dança do ventre. Executados com consciência corporal (ou seja, numa velocidade que permita sentir cada parte do corpo), com uma respiração profunda e cadenciada e num número de repetições suficientes para sentir a estimulação.

Exercícios como o "cambré"são bastante aconselhados após a recuperação cirúrgicaeantes mesmo da execução da cirurgia.

O plexo solar - aquela região onde localiza-se o músculo diafragma - onde sentimos aquele "frio no estômago" antes de dançar é a região que está associada à ansiedade, ao medo.

Há uma extensa literatura sobre chakras e pretendo elencar algumas boas referências neste post. Toda bailarina, toda professora deveria ter profudno conhecimento sobre este assunto. Se assim fosse, além de obter harmonia corporal através dos movimentos da dança, não existiriam tantas bailarinas com crises de estrelismo, com ego completamente afetado pelo excesso de estimulo dos três primeiros chakras (devido ao exceço de quadril em sua dança) em detrimento de braços, mãos, giros e giros de cabeça.

O giro em especial, ogiro oriental e o giro suffi é o movimento que possibilita à bailarina a expansão, permite trabalhar o chakra cononário que é a ligação com o espiritual,o divino.

Enfim, cada chakra abrnage uma região de nosso corpo.

A dança é um veículo de acesso a esses centros. Mas é como todo medicamento, quando utilizado sem orientação pode intoxicar. É preciso equilibrio, sempre!


Dançamos para celebrar a vida! Dançamos parasentir pulsar em nós o feminino!

Sejamos LUZ

Yasmine Amar


Bibliografia recomendada:

Alquimia Interior
Esse livro é bastante completo; foi indicado por uma das componentes do nosso círculo, a Larissa

Descrição


O livro "Alquimia Interior" de Zulma Reyo é uma exploração passo a passo através dos mundos interiores da vibração energética e da energia.

Os métodos são muitos e cobrem vários aspectos do desenvolvimento humano. Abordam visualização, equilíbrio energético, sintonia com o cristal, intuição dirigida, o som, práticas e movimentos respiratórios, defesa psíquica e cura alquímica.

Um livro profundamente transformador.

Sumário

Apresentação, por Luís Pellegríni, 11Prefácio, 15Prefácio à 6a edição, 17

INTRODUÇÃO, 19 Visão Geral, 19 Meditação Inicial, 43 A ANATOMIA ENERGÉTICA DO CORPO HUMANO, 47Os Sete Raios, 57Os Sete Corpos, 65Os Chakras, 75Linhas de Força, 99Respiração, 109Revisão, 115 AS FACULDADES HUMANAS, 119 O Poder do Sentimento, 119Meditação para Harmonizar as Emoções e Gerar Sentimentos, 124Meditação para o Equilíbrio Espiritual, 135 O Poder do Pensamento, 139Meditação sobre a Sabedoria, 151Meditação para Unir Coração e Mente, 152Meditação para Estimular o Cérebro, 152Meditação para Purificar a Mente, 153 O Poder da Palavra Falada, 155 O Murmúrio, 159Procedimentos Protetores, 165 A Natureza da Influência Negativa, 185 Procedimentos da Meditação Alquímica Básica (Revisão), 195 Um Exemplo de Meditação Utilizando a Cor, 199

AS FACULDADES ESPIRITUAIS E AINTERDIMENSIONALIDADE, 203Introdução à Interdimensionalidade, 203

Meditação sobre a Realidade de Níveis Múltiplos, 207 Interdimensionalidade, 211Calibragens, 214 As Doze Dimensões da Consciência, 221Meditação Espiral, 233E o Lihum, 235Atividades Interdimensionais, 237 Corpos Interdimensionais da Consciência, 245 Espírito, 265Meditação, 266A Iluminação é sua Natureza, 267

ALQUIMIA EM NOSSAS VIDAS, 269 Higiene Esotérica e Proteção Espiritual, 269Espirais Douradas e Círculos Azuis, 279Sah-Vay, 281 A Alquimia e as Relações Humanas, 283O Eu Arco-f ris, 307 Morte: A Alquimia Final, 311 Vida de Sonhos, 325Permissão para Lembrar-se dos Sonhos, 333O Ajuste Perfeito do Corpo de Sonho, 334 Conclusões, 337

Posfácio, 343índice Geral, 348índice específico de meditações e visualizações, 350índice das Ilustrações, 350



O livro que eu recomendei que fosse estudado pelo círculo foi "O Corpo Essencial: Trabalho corporal integrado para o desenvolvimento de uma nova consciência" de Matilde Cavalcante, editora Rosa dos Tempos. É um livro sobre Dança Holística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário