segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Informações Básicas Sobre Chacras

   Chacra é uma palavra sânscrita que denota círculo e movimento, é centro de força, existente em todos os seres humanos, que capta, transforma e distribui as diversas freqüências de Energia. Os chacras são as ligações de transformação entre a energia do ser humano e a do universo. É pelos chacras que a energia cósmica penetra no corpo, pois absorvem a Energia (Chi, Ki, Prana, etc) processam esta energia, enviando a mesma para o sistema nervoso, para as glândulas endócrinas e depois para o sangue.
Os chacras são centros psíquicos que estão sempre ativos em nosso corpo, não importa se temos ou não consciência deles. Estes são fontes de saúde e vitalidade. Entretanto, aqueles que tem a consciência destes centros psíquicos saberão como dirigir conscientemente a energia vital em seu corpo tornando-se mais receptivo e capaz de percepções mais sutis, isto, estabelecerá uma comunicação direta entre o nível físico e o nível astral, possibilitando o despertar e o desenvolvimento de suas faculdades latentes.        
A escritora e terapeuta corporal Matilde Cavalvante, em seu livro “O Corpo Essencial”, subdivide as funções dos chacras da seguinte forma, a primeira é a absorção e distribuição do prana no corpo etérico, na sequência, ao corpo físico, que manterá a sua vitalidade. A segunda, consiste em trazer a consciência física a qualidade inerente ao centro astral correspondente, servindo de ligação entre a consciência exterior e a consciência interior. Por fim, a outra função é a de transmitir as energias, ordenando as várias atividades fisiológicas e mentais de cada região.
São sete os chacras, são eles:
 1º.) Chacra Básico: está relacionado com a energia física e com a vida na realidade física. Ele governa a consciência e o subconsciente. Ele é responsável pela Absorção da energia da terra, pelo estímulo direto da energia no corpo na circulação do sangue, trabalha os medos e o ancoramento no plano físico. Localiza-se na base da coluna. Por ser o primeiro chacra, quando bloqueado, a maior parte da energia vital também fica. O problema principal da criança e do adulto que atua segundo as motivações deste chacra é a conduta violenta baseada na insegurança.
Som Básico: LAM – este se produz colocando os lábios em forma quadrada e a língua contra o palato. Sua vibração ajuda a criar um conduto com o fim de facilitar o fluxo de energia.
Elemento: Terra
Glândula: supra-renais
Cor: vermelho
Pedras: Rubi, Quartzo Vermelho, Granada, Hematita, Jaspe Vermelho   

2º.) Chacra Sexual ou Sacral: este chacra rege a atividade do sistema reprodutor, tem como aspecto a procriação, a família e a fantasia. É neste segunda chacra que a inspiração para criar aflora, portanto, quando centramos neste adquirimos a capacidade de utilizar a energia criativa para elevar-se às mais belas artes e às relações mais puras com os demais. É responsável pela irrigação energética dos órgãos sexuais e da nossa criatividade. Localiza-se no baixo ventre. Podemos destruir paixões humanas como a luxúria, a cólera, o orgulho, a avareza, a paixão, a inveja, que nascem do ego, quando trabalhamos este chacra. Quando o chacra aberto sentimos o nosso poder sexual ativo, contrário se bloqueado. Ao contrário do primeiro chacra, a criança não estará só e nem na defensiva, mas irá se contatar fisicamente com sua família e amigos. A sexualidade está ligado com a força da vida.
Som Básico: VANG
Elemento: Água
Glândula: gônadas  (glândulas supra-renais, testículos e ovários)
Cor: laranja
Pedras: Calcita Laranja, Cornalina, Coral, Crocoíta, Opala de Fogo.

3º.) Chacra Umbilical: é responsável pela irrigação energética do sistema digestório. É considerado o Chacra das emoções inferiores. Localiza-se no plexo solar. A motivação da energia deste chacra impulsiona a pessoas a desenvolver seu ego, a sua indentidade com o mundo, a pessoa dominada por este chacra se esforçará por ter o seu poder pessoal reconhecido. Quando o equlíbrio deste chacra é o serviço desinteressado, isto é, servir sem desejo de recompensa. Ao trabalhar sobre este chacra poderemos compreender a fisiologia, o funcionamento interno do corpo e o papel das glândulas em relação com as emoções humanas. A concentração sobre o umbigo tem-se o controle sobre a fala e se pode expressar melhor as idéias e desenvolve-se a capacidade de mando e de organização.
Som Básico: RANG – se produz formando um triângulo com os lábios e colocando a língua contra o palato, devendo concentrar-se no umbigo. A reprodução deste som a capacidade digestiva aumenta, bem como o poder de assimilação e de absorção. Traz longevidade, objetivo principal das pessoas motivadas por este chacra.
Elemento: Fogo
Glândula: pâncreas
Cor: amarelo
Pedras: Citrino, Enxofre, Âmbar, Topázio Imperial, Calcita Amarela.

4º.) Chacra Cardíaco: é responsável pela irrigação energética do coração. É considerado o canal de movimento dos sentimentos. Localiza-se  no Coração. É através deste centro que o ser humano aprende a irradiar, no mundo que ele habita, a energia do amor proveniente da alma. Este chacra governa os sentimentos mais elevados, é a força motivadora quando alguém se esforça para conseguir equilíbrio em todos os níveis. Na evolução do deste chacra a pessoa se torna dona de seu próprio ser, adquirindo sabedoria e força interior. As energias masculinas e femininas se equilibram. A pessoas centrada neste chacra evolui além dos limites circunstanciais e do ambiente para tornar-se independente e emanar de si mesmo, portanto, se torna fonte de inspiração para os outros, que encontram paz e calma em sua presença. Dele emana o amor universal.
Som Básico: YAM(YANG) – quando se produz a língua fica livre dentro da boca, o coração vibra e se abre, ascende sem limitações, um fluxo de energia. Este som controla o prana e a respiração.
Elemento: Ar
Glândula: timo
Cor: verde e rosa
Pedras: Quartzo Verde, Calcita Verde, Turmalina Verde, Malaquita, Quartzo Rosa, Calcita Rosa, Turmalina Rosa, Rodocrosita

5º.) Chacra Laríngeo: é responsável pela irrigação energética da boca, garganta e órgãos respiratórios. Evoluindo através deste chacra a pessoa se torna dono de todo o seu ser. Quando se trabalha sobre este chacra alcançamos o conhecimento completo do universo e paz de espírito. Todos os elementos se transmutam em sua essência refinada, em sua manifestação mais pura. Localiza-se na garganta.
Som Básico: HANG – o som se produz formando um O com os lábios e impulsionando o ar a partir da garganta para fora. A atenção deve ser dirigida para a parte inferior do pescoço.
Elemento: Éter
Glândula: tireóide.
Cor: azul celeste.
Pedras: Topázio Azul, Turquesa, Calcita Azul, Quartzo Azul, Angelita.

6º.) Chacra Frontal: é responsável  pela irrigação energética dos olhos. Localiza-se na fronte/testa. Este chacra desperta os poderes supranaturais e a inteligência pura, ativa a imaginação e o idealismo, governa o pensamento, a vontade e a visão. Este chacra abrange o plano da consciência, o plano da neutralidade, o plano solar, o plano da austeridade, o plano da violência, o plano terreno, o plano líquido e o plano da devolução espiritual. O terceiro olho é a consciência, e os dois olhos físicos vemos o passado e o presente, porém, aquele revela a percepção do futuro. Sob a influencia deste chacra podemos controlar todos os centros nervosos e obter uma força espiritual, um saber e uma força de vontade extraordinária. A intuição se desenvolve, aumenta a capacidade para visualizar e compreender conceitos.
Som Básico: AIM
Elemento: Luz
Glândula: hipófise
Cor: azul índigo
Pedras: Sodalita, Safira Azul, Lápis Lazuli, Turmalina Azul, Azurita

7º.) Chacra Coronário: é responsável pela irrigação energética do cérebro. Localiza-se no topo da cabeça. Está associado à consciência transparente e à interação da personalidade total com a vida e os aspectos espirituais, à união cósmica, às iluminações e às instituições supramentais Quando está fechado este chacra é provável que a pessoa não esteja conectada com a sua espiritualidade, assim não entenderá as pessoas que falam de suas experiências espirituais. Quando aberto, a pessoa experimenta a sua espiritualidade de várias formas, num sentido ético e individual. É um estado de ser, um estado de transcendência da realidade do mundo ao infinito. A pessoa encontra a paz e a confiança em si mesma, dando um sentido mais elevado à sua existência.
Som Básico: AUM ou OM
Glândula: pineal
Cor: violeta, dourado e branco
Pedras: Cristal de Quartzo, Diamante, Topázio Incolor, Ametista, Charoíta, Fluorita, Pirita, Calcita Dourada, Ametrino.
De acordo com a Terapeuta Naturista Solange Gardesani Luz, trabalhando o equilíbrio dos Chacras através de exercícios bioenergéticos, visualizando cores e a utilizando Cristais favoreceremos o bom funcionamento e conseqüente o equilíbrio do físico, emocional, mental, e espiritual. 
Existem diversas maneiras de energizar esses vórtices de energia e uma delas é com as cores. Elas funcionam como um estímulo para nosso corpo. “Você pode imaginar cada Chacra pulsando em sua cor, comece pelo Básico (localizado na base da coluna) e vá subindo até o Coronário (no topo da cabeça), pulse 5 minutos luz colorida em cada Chacra e finalize pulsando todos ao mesmo tempo por mais 5 minutos”, ensina Solange.  
Outra forma de manter nossos Chacras em ordem é através do uso de Cristais, que são amplificadores e condutores de Energia, favorecendo o nosso equilíbrio. “Podemos usar as Pedras sobre o corpo, coloque os Cristais onde estão localizados Chacras. Use se possível para cada Chacra um Cristal na cor daquele Chacra. Coloque uma música suave e agradável, deite-se e coloque os Cristais. Fique pelo menos 30 minutos em conexão com os Cristais e perceba o quanto eles colaboram para a sua melhoria de vida”, explica. 
“Quando utilizamos os Cristais sobre o corpo físico, principalmente onde estão localizados os Chacras, ou mesmo quando fazemos exercícios de visualização com cores, nos permitimos ter um tempo só para nós, começamos a nos conhecer melhor e passamos a utilizar mais e melhor os instrumentos como os Cristais e as Cores a nosso favor, com intenção e discernimento, colaborando assim para o nosso equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual”, conclui Solange.

Com Amor...

Paz Eterna e Profunda...

Crys Rios


Um comentário: