quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A importância da Respiração



A respiração é um processo natural do corpo, porem é muito mais complexo do que podemos imaginar.

O uso da respiração deve ser efetuado com atenção, pois é pela respiração que levamos força vital para todo nosso corpo. Quanto mais profunda e mais completa for a respiração, mais vitalizados e saudáveis nos sentiremos.

  Para que tanto cuidado?

 Explico mulheres, que a respiração profunda irá equilibrar todo o nosso sistema nervoso e todo nosso corpo, sendo possível afirmar que é impossível ficar com raiva ou triste se estiver efetuando corretamente essa prática, equilibrando assim, as emoções.
Por isso a importância de sabermos utilizar corretamente a respiração, principalmente quando dançamos e quando estamos preparando nosso corpo para a dança, momento em que devemos deixar o stress do dia  a dia para traz e voltarmos aos nossos sentimentos, ao nosso corpo, para assim, nos transformamos da mais sublime criatura durante a dança.

Por que é importante?

Uma respiração equilibrada cria ou mantém um veículo físico equilibrado através da equalização dos lados esquerdo e direito do corpo, do cérebro e do sistema nervoso. O fluxo estável de oxigênio simplesmente limpa de obstruções, fixações ou bloqueios que possam existir na mente, nos sentimentos e no próprio corpo. Após alguns minutos de respiração equilibrada, você se sente mais relaxado, e portanto, mais receptivo às percepções mais refinadas. 

Devo informar a importância e o propósito das diversas formas de respiração. A respiração através da boca e aquela através do nariz. Os sufis têm um sistema de respiração segundo os elementos. Cada tipo de respiração provocará o sentimento e a integração daquele elemento dentro do corpo. Por exemplo: a respiração (inspiração e expiração) através do nariz, intensificará a purificação do elemento terra. A respiração  pela boca, intensificará a experiência do elemento ar. A inspiração através do nariz e a expiração pela boca produzirá um sentimento de água e a inspiração pela boca e expiração pelo nariz intensificará o fluxo do fogo através do corpo. Deste modo, o indivíduo se torna capaz de equilibrar seu corpo e transmutar estados emocionais em estados positivos equilibrados de harmonia e criatividade.

Do mesmo modo que as Linhas de Força servem como veículos para a energia e para a Luz, a respiração serve como condutor do fogo sagrado da respiração da Divindade. A respiração contém vida - fogo e luz. Também conduz as qualidades do indivíduo. A respiração é um condutor que serve para transferir energias de todos os tipo, bem como para firmar e para despertar. Quando a respiração é, posteriormente, impregnada com som e conscientemente dirigida, seu alcance é ainda maior. É pro isso que a palavra falada é um instrumento tão poderoso.

Espero que tenham gostado, e aprendido um pouco mais sobre este poderoso mecanismo do nosso corpo.

Que a Luz esteja sempre conosco,

Paz Profunda,

Shams el Amar.

(Este conteúdo foi extraído do livro Alquimia Interior, de Zulma Reyo, editora Ground, 5ª edição). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário