domingo, 15 de agosto de 2010

A Formação do Círculo de Mulheres que Dançam com os Lobos



No dia 30 de julho de 2010, eu (Yasmine Amar) convidei 4 dançarinas, alunas, amigas e professoras de Dança do Ventre: Larissa Thommen, Crys Rios, Nefer El Amar e Morgana El Amar, para uma reunião em minha residência.

O motivo da reunião era : formar um círculo de mulheres

O objetivo do círculo:  estudar a Dança do Ventre e seus símbolos e arquétipos, todas as suas possibilidades terapêuticas e aplicar esses conhecimentos com mulheres que passam por um momento em suas vidas que necessitam de resignificação, de autoestima, de muita Dança!

Escolhemos algumas músicas para estudo , alguma literatura , dentre ela, o livro "Mulheres que correm com os lobos", da psicanalista junguiana Clarissa Pínkola, de onde surgiu a idéia do nome do círculo e do Blog.



Hoje, dia 15 de agosto foi nosso terceiro encontro. Já conseguimos o primeiro grupo de mulheres com quem estaremos dançando, as mulheres do MT Mama. Vou deixar pra Crys escrever um pouco sobre o MT Mama com mais propriedade pois este blog será escrito a 5 mãos.

Já conseguimos o espaço para ministrarmos as aulas e também um espaço para realizarmos uma confraternização com as mulheres, um chá com dança do ventre após o primeiro ciclo de aulas.

Desde o início da formação do círculo, utilizamos o livro "O Milionésimo Círculo" como guia referencial para manutenção desse círculo.  Dessa maneira, não há uma centralização. Mesmo tendo alguma experiência, o círculo está movimentando-se com a colaboração de cada uma das participantes. Todas opinam, produzem, e por essa maneira o trabalho está tendo comprometimento e respeito.

Hoje escolhemos o nome para o blog onde faremos o registro de nossos estudos e também de nossas aulas.

Esperamos que este Blog possa inspirar mais colegas a formarem círculos como este levando a alegria e a vitalidade da Dança para Hospitais, casas de apoio, presídios, enfim, onde existirem mulheres que necessitem resgatar o feminino arquetípico e essencial e toda sua força em suas vidas.

Apesar do grupo ter sido formado por estas cinco mulheres, pretendemos ampliá-lo formando a partir dele novos círculos ampliando nossas possibilidades de atuação.

Uma sementinha que pode transformar-se em árvore frondosa e dar muitos frutos!

Sejamos LUZ!

Yasmine Amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário